/>

Mistau - Museu da Imagem e do Som de Taubaté

Mistau - Museu da Imagem e do Som de Taubaté Página Oficial do Museu da Imagem e do Som de Taubaté
(36)

REPOSTAGEM PARA ESCLARECIMENTO:Igreja Matriz de São Francisco das Chagas de Taubaté, atual Catedral de São Francisco....
29/10/2018

REPOSTAGEM PARA ESCLARECIMENTO:

Importante saber que:
Sendo a primitiva igreja matriz, bem menor em tamanho, a atual praça Dom Epaminondas – antes conhecida simplesmente como “Largo da Matriz”, estendia-se também pela área posteriormente ocupada pela própria igreja já ampliada, isso por volta de 1800, quando então a antiga matriz de Taubaté, após ser reformada e ampliada, acabou ocupando sua área atual, tendo, inclusive, sua fachada, antes voltada para a Rua Coronel Jordão, alterada, com a frente voltada para a Rua Duque de Caxias.

NOTA: Essa foto foi postada por nós no dia 02/06/2014 com esse descritivo, entretanto foi postada recentemente na facebook com recorte e outra descrição dando o crédito ao MISTAU. Todas as fotos por nós postadas são públicas, apesar de estarem sob nossa guarda, e podem ser compartilhadas, entretanto gostaríamos que as descrições não fossem alteradas, pois são baseadas em pesquisas junto a historiadores da Área de Museus de Taubaté. Qualquer dúvida, estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Mistau - Museu da Imagem e do Som de Taubaté
29/10/2018

Importante saber que:

24/10/2018

24/10/2018 - Foi realizada hoje no MISTAU, a Oficina Livre de Dublagem, com o oficineiro Italo Yuri, do Projeto Pontos MIS, numa parceria MIS/SP - AMETRA II - SETUC - PMT.
Foi gratificante ver o interesse dos alunos e a didática do oficineiro, que não poupou esforços para sanar as dúvidas.
Todos elaboraram uma cena e colocaram as vozes.
O oficineiro editou todo o trabalho das crianças e passou no datashow para a satisfação delas.
Muito aprendizado envolvido!

21/10/2018

Hoje, 21/10/2018, tivemos em nossas dependências a 6ª palestra do Projeto Memória Musical, com a participação da Professora.Me.Juliana Christmann sobre o tema: A pronúncia do latim na música sacra brasileira.
Realização: Orfeu Produções/SETU/PMT.

21/10/2018

Ontem, 20/10/2018, a SETUC (Secretaria de Turismo e Cultura) na pessoa do senhor secretário Márcio Carneiro realizou no Museu da Imagem e do Som, a abertura da Exposição "Relendo Amazonas", objetivando valorizar a produção artística, inspirada na obra do pintor taubateano Clodomiro Amazonas, personalidade de relevante importância, no patrimônio cultural artístico brasileiro.
Tal exposição contempla a cultura e a capacidade criativa de nossos artistas contemporâneos, bem como traz a tona a importância de manter viva a história desse ilustre pintor paisagista.
Agradecimentos a todos os presentes, ao Balé da Cidade, da professora Elora Drago, que abrilhantou o evento, e a neta do citado pintor que a convite de nosso secretário nos presenteou com sua presença.
Seguem fotos do evento:

17/10/2018

17/10/2018 - Prestigiem a 6ª palestra do Projeto Memória Musical, ministrada pela professora/mestre Juliana Christmann, com o tema: A pronúncia do latim na música sacra brasileira, produzida em parceria com a Orfeu Produções Artísticas/PMT/SETUC, no MISTAU no dia 21/10 das 10 às 12 horas.
Avenida Thomé Portes Del Rey, 761, Jd. Ana Emília.

17/10/2018

17/10/2018 - Não percam no dia 24 de outubro, a partir das 20 horas no MISTAU a Mostra de Voz e Violão com os alunos de canto erudito, da professora Patrícia Teixeira da Escola Maestro Fêgo Camargo.

24/09/2018

No último dia 23/09 aconteceu no MISTAU mais uma palestra da 1ª Conferência de História da Música Erudita do Vale do Paraíba, com o tema “Taubaté: Tempo e Memória” com o palestrante Professor Me. Armindo Boll.

Agradecimentos aos organizadores e participantes.
Realização: Orfeu Produções Artísticas/SETUC/PMT.

Dando sequência  ao Projeto Memória Musical , acontecerá no MISTAU dia 23/09  das 10 às 12 horas a palestra com o Pr...
18/09/2018

Dando sequência ao Projeto Memória Musical , acontecerá no MISTAU dia 23/09 das 10 às 12 horas a palestra com o Prof. Me. Armindo Boll, com o tema “Taubaté: Tempo e Memória”.
Entrada franca.

Participem!

13/09/2018

Visitem a Exposição "Trabalhando com Arte”, dos artistas plásticos Sérgio Henrique, Nilda Ribeiro e Cida Toledo, até o dia 30/09/2018 no salão do MISTAU. A Exposição tem como objetivo mostrar o potencial artístico aliado a preservação do meio ambiente, transformando papel, metal, madeira e plástico em verdadeiras obras de arte.

Agradecimentos;13/09/18- Ontem às 20hs, no MISTAU, aconteceu mais um recital da Série In Concert 2018, “Erudito Digi...

Agradecimentos;

13/09/18- Ontem às 20hs, no MISTAU, aconteceu mais um recital da Série In Concert 2018, “Erudito Digital” com o músico Darwin Ronconi.
Coordenação Geral;
Direção Musical e Artística;
Leda Monteiro.

Realização: SETUC/PMT

12/09/2018

12/09/2018 - Hoje às 20 horas, no MISTAU Série In Concert 2018, com o músico Darwin Ronconi e a direção musical e artística da cantora/professora Leda Monteiro.

06/09/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha.Edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté.Amanhã estaremo...
06/09/2018

06/09/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha.
Edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté.
Amanhã estaremos comemorando mais um dia da nossa Independência. Aproveitamos para postar um lindo e saudoso momento desse importante desfile cívico. Destaque para a Guarda Mirim de Taubaté que orgulhosamente se apresentava à população taubateana.
Focamos ainda dois momentos, a recém construída Agência do Banco do Brasil na esquina da Praça Dom Epaminondas com a Rua Dr. Pedro Costa, e outro detalhe, a instalação do palanque oficial, na entrada da Rua Coronel João Afonso, hoje início do calçadão.

Série In Concert - Dia 12 de Setembro às 20 horas no MISTAU.Prestigiem!
05/09/2018

Série In Concert - Dia 12 de Setembro às 20 horas no MISTAU.
Prestigiem!

03/09/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha. Edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté.Imagem de um lo...
03/09/2018

Imagem de um local não mais existente, substituído pela modernidade urbana.
A referida modernidade pode ser reconhecida primeiro com a demolição desta antiga residência; depois com a retirada do canteiro e do poste de iluminação ali existentes a época, para finalmente se transformar em um trecho da Avenida Professor Walther Thaumaturgo com a Avenida Dr. Emílio Winther.

Ontem (29/08/2018) tivemos mais uma Oficina do Projeto Pontos MIS, numa parceria com o Museu da Imagem e Som de São Pau...
30/08/2018

Ontem (29/08/2018) tivemos mais uma Oficina do Projeto Pontos MIS, numa parceria com o Museu da Imagem e Som de São Paulo.
O tema foi: "A Revelação da Máquina" ensinando a construção da imagem.
Os alunos do AMETRA II participaram e mostraram muito interesse e dinamismo nas atividades.
Nossos agradecimentos à direção do AMETRA II.
Cada qual ganhou seu certificado como mostram as fotos.
Realização: SETUC/PMT.

24/08/2018 - Mais um encontro da Oficina Paulistinhas, ministrada pelo professor Alexandre Moraes. As alunos estão se s...
24/08/2018

As alunos estão se saindo muito bem, além de se descobrirem nesta arte sacra, singela e singular.

23/08/2018

23/08/2018 - Hoje tivemos o grato prazer de receber em nossas dependências o Bruno Urzua, da Rever Produções, que tem feito um belíssimo trabalho sobre a história de Taubaté, e o professor Osni Cruz, pesquisador há 30 longos anos do grande escritor José Bento Monteiro Lobato, tendo lançado recentemente um livro sobre o mesmo. Valer a pena adquirir! Agradecemos tão nobres visitantes que só vem dignificar nosso espaço!

23/08/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha.Edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté."Estamos no ano ...

23/08/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha.
Edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté.
"Estamos no ano de 1960. normalistas do 3º Ano do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho flagradas bem em frente do portão de entrada das alunas. À direita da foto observa-se o velho abrigo de ônibus, de onde alguns admiradores acenavam para as garotas nas janelas das salas de aula. Ah! minha querida Madre Superiora Maria Leonildes de Queiroz, sempre quando nos avistava, nos bronqueava com palavras, convidando-nos a ir embora e deixarmos as meninas em paz. A presença de nossa turma era diária e principalmente quando aconteciam as festas religiosas. O cortejo era lado a lado, na ida e volta. Grandes e inesquecíveis momentos vividos por todos aqueles que passaram uma juventude singela, porém, significativa. Quero agradecer a minha amiga Ivani Pereira, filha do saudoso radialista José Romão Pereira pela cessão dessa imagem hoje reproduzida e meus antigos vizinhos da Rua Silva Barros.Identificando e homenageando-as com carinho.
Da esquerda para a direita:: Anchi Braga, Marta Campos , Ivani Pereira, Meirelena Santos, Lourdes Braga (Noca), Ana Silvia Prado, Dayli de Castro e Celestina Rodrigues Ferreira.
Tenho certeza de que, desde a romântica década dos anos 60 (tenho comigo),.nenhuma estudante interna ou externa jamais esquecerá desse educandário dirigido pela Congregação das Irmãs de S. José e fundado por D. José Pereira da Silva Barros, cujo busto se acha na praça Comendador José Marcelino Monteiro, em frente á entrada principal do Colégio. Esse patrimônio histórico, aos poucos, vai se deteriorando a exemplo de tantos outros em nossa cidade." Lamentável!

20/08/2018

20/08/2018 - Praça Campos Salles, centro, Taubaté; destacando o Monumento Comemorativo à data de elevação de Taubaté à categoria de cidade (05/02/1942), na administração do então prefeito municipal Dr. Antonio de Oliveira Costa.
Ao fundo podemos observar pontos de comércio como a Casa Nova, Casa Mattos, Café Odeon e a Casa Diamante, entre outros. Nenhuma dessas casas comerciais subsistiu ao tempo.
O movimento à época conforme se depreende era muito restrito, poucas pessoas, um único veículo. Atualmente, na parte central encontra-se instalado o Camelódromo.

17/08/2018 - Acervo: Museu da Imagem e do Som de Taubaté, descrição: pesquisador Horton Cunha.Antiga recordação do ...
17/08/2018

Antiga recordação do busto de Dom José Pereira da Silva Barros colocado na Praça Dom Epaminondas em 1922.
Hoje se acha na Praça Comendador José Marcelino Monteiro desde a década de 1970, instalado na administração do então senhor prefeito Milton de Alvarenga Peixoto, em frente ao ex Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

14/08/2018 - Acervo MISTAU, descrição pesquisador Horton Cunha.Casal Rezende em um momento de distração no litoral N...
14/08/2018

14/08/2018 - Acervo MISTAU, descrição pesquisador Horton Cunha.
Casal Rezende em um momento de distração no litoral Norte, certamente nas praias de Ubatuba.
Pode-se constatar a felicidade estampada no rosto de cada um; é claro que momentos como este nos fortificam e nos oferecem um tempo para superação de nossas dificuldades.
Esta é uma simples homenagem aos dois baluartes em defesa da guarda e preservação de nossa história iconográfica.

13/08/2018 - Acervo: MISTAU, descrição: Irineu Oliveira Costa (Neu Costa).Primeiro aniversário do Rotaract Clube de T...
13/08/2018

13/08/2018 - Acervo: MISTAU, descrição: Irineu Oliveira Costa (Neu Costa).
Primeiro aniversário do Rotaract Clube de Taubaté, do qual fui um dos fundadores. Tal comemoração foi na própria sede do Rotaract, que ficava nos altos da Imobiliária Danelli, na Rua Duque de Caxias, nº 309.
À esquerda da foto, eu e à direita, Jader Eduardo Ferreira.

11/08/2018

Ontem, 10/08/2018, tivemos aqui no MISTAU mais um encontro da Oficina Paulistinhas, ministrada pelo carismático professor Alexandre Moraes. Os alunos estão se saindo muito bem, além de se descobrirem nesta arte sacra, singela e singular.
Seguem as fotos:

10/08/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha, edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté.União Operári...
10/08/2018

União Operária Futebol Clube - O Torneio Início de 1954.
O time do União sagrou-se campeão do Torneio Início no ano de 1954, na tradicional competição que a Liga Municipal promoveu no então Estádio Felix Guisard.
Em pé, da esquerda para a direita: Bitico, Jóia, Reis, Oto, Orlando e Maria Preta.
Embaixo, na mesma ordem: Manézinho, Formiga, Edevaldo, Wilsinho e Crisante.

09/08/2018

Visitem até o dia 31/08/2018, a Exposição: RECICLANDO ARTE do artista plástico Ivani Montoani inaugurada no salão do MISTAU mostrando suas obras elaboradas a partir de materiais recicláveis.

Visitem a Exposição: A ESSÊNCIA DO HOMEM da artista plástica Luciana Palma, até o dia 31/08/2018 no salão do MISTAU, com obras elaboradas a partir de material reciclável.

09/08/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha, edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté.José Hugo Curs...
09/08/2018

José Hugo Cursino iniciou sua vocação musical com 4 anos de idade no Programa Brasil Sonoro, da Rádio Difusora Taubaté, com "Zico e seu Acordeon e Hugo, o Mago do Pandeiro".
Em nossa cidade participou de muitos shows, festas eventos e tinha participação constante no Programa Clube do Guri da Rádio Difusora e no Clube Caciquinho da Rádio Cacique.
Estudou música, piano, teclado, violão, percussão e outros instrumentos com a professora Lourdes Patto.
Teve orientações dos compositores Casinho, Anacleto Rosas Jr., Elpídio dos Santos e dos instrumentistas Geraldinho Oslo e Geraldo Ferreira.
Em São Paulo, teve como madrinha a apresentadora Meire Nogueira e participou de vários programas na TV Tupi, TV Record, TV Excelsior e TV Bandeirantes como: Programa Raul Gil, Festa Baile com Agnaldo Rayol, Bailes da Saudade com Francisco Petrônio, Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas com Lolita e Ayrton Rodrigues, Programa Pim, Pam, Pum da Estrela com o produtor Fernando Brooks e muitos outros shows e programas a convites de Homero Silva, Vanda Kosmos, Meire Nogueira e Blota Jr.
Formou-se professor pela Faculdade de Música Santa Cecília, de Pindamonhangaba.
É proprietário da Escola: JHC Produções Musicais.
Casado com Ana Maria Rabello, tem cinco filhos: Cristiano, Ana Luzia, Vitor Hugo, Daniel e Márcio, todos músicos e instrumentistas seguindo a vocação do pai.

08/08/2018 - Acervo/descrição pesquisador Horton Cunha, edição: Museu da Imagem e do Som de Taubaté.José Otávio M...
08/08/2018

José Otávio Marcondes dos Santos, o "seu Otávio", desde jovem começou vendendo bilhetes de loteria, iniciando com Chico Joana, trabalhando também para o Chico Duarte e para a Família Righi.
Sua loja chamava-se "A Preferida", mas com o passar dos anos, e dos muitos prêmios distribuídos, virou "Ao Campeão da Sorte", sendo considerada um verdadeiro "Pé Quente" em toda região.
Segundo dados da Caixa Econômica Federal, em 1999 ela estava classificada em 1º lugar em média mensal entre os 75 revendedores do Vale do Paraíba.
Com o falecimento do seu Otávio, seu filho Nathanael dos Santos assumiu o comando, dando continuidade a um trabalho que começou na Rua Bispo Rodovalho, e instalou-se em definitivo, na Rua Duque de Caxias.
Na foto vemos o exato momento em que o Nathanael marcava o resultado de uma das extrações em abril de 1968, sob os olhares atentos de vários apostadores.

06/08/2018

06/08/2018 - Vista parcial da Praça Dom Epaminondas, na época Largo da Matriz, destacando ao fundo o prédio do Correio, onde hoje está a Drogasil.

Prestigiem!

03/08/2018

02/08/2018 - Visitem a Exposição: A ESSÊNCIA DO HOMEM da artista plástica Luciana Palma, que foi inaugurada no salão do MISTAU mostrando suas obras elaboradas a partir de materiais recicláveis.

03/08/2018

02/08/2018 - Visitem a Exposição: RECICLANDO ARTE do artista plástico Ivani Montoani, que foi inaugurada no salão do MISTAU mostrando suas obras elaboradas a partir de materiais recicláveis.

01/08/2018

01/08/2018 - Morreu hoje pela manhã a grande escultora sacra/artista plástica Carolina Mogotto, viúva do escultor Demétrio.
Nossas condolências à família enlutada.
Acervo: Família Migotto.

30/07/2018

29/07/2018 - Ópera Stúdio do Vale apresentou nesta data, no Museu do Arquivo Histórico, mais um evento do Projeto Ópera no Museu, com o tema: A Música no Romantismo, com o pianista Daniel Cristiano Santos e os alunos da professora Mere Oliveira, que dirigiu o espetáculo.
Realização: Orfeu Produções Artísticas, SETUC/PMT.

30/07/2018

No último dia 29/07 aconteceu no MISTAU mais uma palestra da Conferência de História da Música Erudita do Vale do Paraíba. O palestrante professor Sérgio Casoy explanou sobre a Obra Musical da grande cantora lírica Maria Callas.
Suas colocações foram muito pertinentes.
Agradecimentos aos organizadores e participantes.
Realização: Orfeu Produções Artísticas/SETUC/PMT.

Endereço

Avenida Tomé Portes Del Rei, 761, Jardim Ana Emília
Taubaté, SP
12070610

Notificações

Seja o primeiro a saber e deixe-nos enviar-lhe um e-mail quando Mistau - Museu da Imagem e do Som de Taubaté publica notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado para qualquer outro propósito, e você pode se desinscrever a qualquer momento.

Entre em contato com o museu